domingo, outubro 19, 2008

Dia Mundial da Chuva

“Está sendo celebrado hoje o Dia Mundial da Chuva. Em São Paulo, o ato reuniu cerca de 50 mil pessoas na Praça da Sé, onde diversas manifestações artísticas que têm como tema a chuva se apresentaram e se apresentarão durante todo o dia e também a noite. Neste momento, como pode ser visto, o grupo Ximbira, do alto Xingu, está em performance no palco, em reprodução da legendária dança da chuva. Já no Parque do Ipiranga, na zona sul da cidade, houve um grande ato artístico que uniu público e palco: o grupo pós-teatral Juru-key, em parceiria com a prefeitura, despejou cerca de 100 trilhões de litros de gotas d’água, o que criou uma chuva artificial durante aproximadamente 4 horas. Nesse período, os artistas interagiam com o público numa grande gincana em que a diversão e a bagunça estiveram garantidas. Na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro da cidade, a criançada se divertiu pintando telas com a temática, escrita por Giulia T., a vencedora do ano passado que conheceu a Indonésia nas últimas férias de verão (foi o prêmio daquele ano), “chuva chove chovendo – chevete canivete valete” e, claro, escrevendo frases que concorrerão para ser a temática do ano que vem. Os três primeiros colocados ganharão uma viagem à Escócia. O projeto, organizado pela ONG VivaChuva, inclui ainda a exibição de todo o material artístico ao redor da cidade, equipado especialmente para ser à prova d’água.

“Se em São Paulo é só festa, em Salvador, Bahia, o dia foi marcado por protestos. O Movimento dos Sem-Chuva (MSC) promoveu uma passeata contra a má distribuição das precipitações pluviométricas. A bandeira do movimento foi 'Dia mundial do DIREITO à chuva', e seus líderes marcaram uma audiência com o presidente para logo depois da chuva.

" 'Estamos confiantes com as recentes deliberações do governo e acreditamos que, se tudo se encaminhar desta forma, em 3 anos 80% das famílias brasileiras terão alguma forma de acesso a chuva pelo menos 3 vezes ao ano, patamar superior ao de muitos países desenvolvidos', argumentou Luiz Henrique Fernandez, líder do movimento desde 1998.

“Fora do Brasil também houve muitas festas e polêmicas. Em Varsóvia, capital da Polônia, fogos de artíficio que se assemelham a chuva colorida foram o auge de uma festa altamente pirotécnica que será ainda lembrada com muito carinho pelos seus habitantes. Já em Nova Orleans o dia, ao invés do que se poderia imaginar, se passou sem grandes protestos; ao contrário, os revoltados deram trégua às autoridades locais que participaram de solenidades em memória aos trágicos acidentes naturais que vêm assolando a cidade.

“Em Moscou 8 pessoas ficaram feridas quando o prédio da ONU foi atacado com coquetéis molotov e bombas caseiras na passeata ‘Pelo dia mundial da neve’, idéia audaciosa que nasceu em 1999, quando foi criado o Feriado Municipal do Boneco de Neve. Neste havia série de competições e gincanas ligadas a esta arte. Foi só em 2004 que a festividade pública se universalizou e tornou-se Feriado Municipal da Neve, em que as competições e gincanas foram extendidas a toda e qualquer forma de expressão artística por meio da neve.

“Teremos agora um rápido intervalo e em poucos instantes voltaremos com mais notícias sobre este dia: Paris e o quadro de 500 m² de uma nuvem, o teto que chove sem molhar numa casa em Lippsala, Suécia, e o obscuro padroeiro cego de Gonzaga, Minas Gerais, que afirma que a chuva é a fala de Deus em braile.”

3 comentários:

muriel disse...

Devo dizer que gosto muito de reportagens inventadas em geral, mas elas ficam ainda melhores se de algum modo mencionam a Escócia.

Giulia T. disse...

adorei muito!!

ps. quero os direitos autoriais!!

Inominado ou Metanome ou um heterônimo (de-mim-mesmo) disse...

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=9842756989160793543&pid=29&aid=1$pid=29

...uma viagem pra Indonésia está bom?